15 de junho de 2008

Momentos iniciais da gestação


Ovulação:
Todo mês, hormônios determinam o crescimento de um folículo do ovário. Tal folículo rompe-se e lança um óvulo na trompa de falópio. O folículo rompido se transforma no corpo lúteo. Enquanto isso, a parede do útero fica mais espessa e vascularizada preparando-se para receber um possível embrião.

Menstruação:
Se não houver fecundação, o material depositado na parede do útero para receber o embrião é eliminado. 

Fecundação:
Os espermatozóides nadam até as trompas de falópio onde um deles encontrará um óvulo que, após ser fecundado, passa a se chamar ovo. Durante 3 ou 4 dias, o ovo se dirige ao útero. No caminho, ele vai se multiplicando até formar uma esfera com 32 células que se dividem em duas camadas: uma externa, que dará origem à placenta, e outra interna, que será o embrião. No final desse processo, o ovo é implantado na parede do útero e começa a gravidez.
Assista em vídeo na National Geographic

Hormônios:
A implantação é acompanhada pela produção de hCG a partir da placenta. Esse é o hormônio identificado nos exames de sangue para se confirmar a gravidez. É ele também que mantém o corpo lúteo produzindo progesterona e estrógenos. Esses hormônios são necessários à manutenção do útero espesso garantindo, assim, a gestação.

   

23 comentários:

  1. Olá.

    Fiz meu exame de Beta HCG no dia 27 de março de 2009 e o resultado foi 43,00, estou gravida??
    Meu médico achou muito baixo o resultado, minha ultima mestruação foi dia 25 de fevereiro 2009.
    leticiasantoni@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. tive relacoes no meu periodo fertil, meus seios estao doloridos, cancaso, irritacao, muita fome, mal estar, sonolencia, veias aprentes... mas minha mestruacao vira dia 26/12, e tenho geneco dia 21/12... ele pode fazer algum exame vaginal q possa detectar gravidez? creio q o bhcg seja sedo p fazer... obrigada

    ResponderExcluir
  3. pode me mandar a resposta por email... a pergunta foi essa de cima, 19/12/09 as 11:10... tamaradias29@hotmail.com muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. que nervoso!!! prescisso de ajuda querida, anciosa vou esperar pela resposta... obrigada! tamara

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Fiz meu exame de Beta HCG no dia 01 de março de 2010 e o resultado foi 30,00, estou gravida??Minha ultima mestruação foi dia 04 de novembro de 2009.

    kellyliliany@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! algúem pode me ajudar fiz o Beta HCG o RESULTADO foi :
    Negativo SENSIBILIDADE: 25 mIu/mL
    o que significa?
    vivianepatriota@hotmail.com
    Agradeço se alguém puder me ajudar!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! fiz o Beta HCG qualitativo dia 23/08 o RESULTADO foi :
    Negativo SENSIBILIDADE: 25 mIu/mL
    era pra desçer dia 22/08 e até agora nada...
    será que fiz cedo d+?
    por favor me ajude!!!
    Obrigada
    faafroes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. oi fiz o beta hcg e o resultado de positivo sensibilidade igual ou superior a 25mUI/ml de hcg,
    nao passei pelo go ainda so dia 23/11 será q realmente estou gravida estou começando ficar nervosa.me responda por favor.
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  9. fiz um exame bhcg dia 07/06/2011e o resultado deu 234miul.e dia 14/06/2011 deu 98miul.sera que perdi o bebe porque abaixou o nivel de hcg no sangue.me ajude por favor estou muito nervosa.meu email é taci398@hotmail.com vou aguardar anciosa frespostas de vcs........

    ResponderExcluir
  10. MINHA MÉDICA DISSE QUE MEU UTERO ESTAVA ESPESSO E ME PEDIU UM BETA E PROGEST.hoje 22 de junho DEU NEGATIVO,MENSTRUEI DIA 26 DE MAIO, SERÁ Q PODE SER GRAVIDEZ? daipacheco@ig.com.br estou anciosa

    ResponderExcluir
  11. meu utero esta muito espesso,mesmo assim posso engravidar.

    ResponderExcluir
  12. fiz um ultra vaginal e deu q tou c quatro semana so mostrou o saco gestacional nao vi o embriao nen os batimentos cardiaco isso pode ser complicado na gravides???me responda por favor

    ResponderExcluir
  13. preciso de um esclarecimento. Fiz o exame B HCG e deu 10mU/ml, o que isso significa? Positivo ou negativo?

    ResponderExcluir
  14. Olá tdo beem..?
    Preciso de um esclarecimento POR FAVOOR...
    Fiz o exame de sangue e no resultado deu NEGATIVO, sensibilidade de 20mUI/ml... Será q pode esta errado?
    Desde já agradeço...

    contato --> marcia.apsilva@live.com

    ResponderExcluir
  15. ola alguem pode me ajudar minha mestruaçao sempre foi desregulada esse mes ela nao veio e começei a sentir enjoo ao escovar dente nausea seio dolorido fiz o beta deu sensibilidade 25 miu /ml negativo e meus seios ta dolorido ainda e umas colicase nao desce nada e durantes uns 3 dias desceu um sangue ralo e rosado posso estar gravida desde ja agradeço

    contato : mila_gatinha17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Por favor preciso de uma informação,pois aonde moro não tem ginecologista e conseguir um na cidade mais proxima é bem dificil...
    Bom, no começo do mes de junho fiquei menstruada,uma mnstruação pouca pois como de costume por causa do anticoncepcional,dois dais depois tive uma forte hemorragia e uma colica imensa,corri para o hospital,la fizeram um ultrassom endovaginal que não constou nada,apenas que meu utero estava um pouco aumentado.O medico disse que provavelmente eu estava gravida e perdi,o que eu acho imposivel pois usos anticoncepcional e em nenhum mes anterior minha menstruação havia falhado.Perguntei ao medico o que deveria fazer então.ele dise para voltar para casa e ficar de repouso e caso voltasse a ter hemorragia voltar para fazer uma curetagem.
    Acontece que não mais tive hemorragia e nem menstruei mais desde então e meu corpo esta inchado,mas sem dores no seio e com uma dor na barriga na altura do utero enorme eu aumentei 3kg na balança desde então.Fiz um exame de BHCG semana passada que deu negativo,com resultado de 1,2 fiz tambem um hemograma e um de glicemia que a enfermeira pediu(pois como disse aqui falta medico)O hemograma deu tudo normal dentro dos valores,mas todos os resultados baixo, no limite do minimo e o de glicemia deu apenas 54 sendo que o valor de referencia minimo é 60.
    Desde ja agradeço qualquer informação.Meu e-mail é karinamadd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola estou confusa no meis 7 eu fiz o exame de sangue PK eu tava confusa PK pra mim nunca veio barrinhas ai no exame deu sensibilidade minima a partir: de 20mUl/ ml e minha menstruação ta atrasada já 1mes e 7 quando eu fiz faltava 15 dias pra vir a menstruação sera q eu tenho q repetir o exame de novo PK o PRImeiro deu negativo tou em duvida

    ResponderExcluir
  18. to muito nervosa fiz um beta ontem e deu negativo mas tava vendo nas referencias deu < 25,0 mUI/mLNegativoPositivoSensibilidade 25,0 mUI/mL.......................:.........................:................:to muito nervosa me ajudem a intender por favor

    ResponderExcluir
  19. to muito nervosa fiz um beta ontem e deu negativo mas tava vendo nas referencias deu < 25,0 mUI/mLNegativoPositivoSensibilidade 25,0 mUI/mL.......................:.........................:................:to muito nervosa me ajudem a intender por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, fiz vários exames três de sangue, um de urina e um de farmácia tds na mesma semana, e todos negativos, 25 mUI/mL pode estou constantemente enjoada e qdo fui no medico novamente pediu encaminhamento para ginecologista e obstetra fazer exames completos, o que pode ser?

      Excluir
  20. Bom dia! Estou a 1 ano e meio tentando engravidar, meus exames sempre é <0.1, semana passada seu 2, repetir em outro laboratório e deu <0.1.O que pode ter acontecido? Devo repetir o exame? Por favor me ajudem!! Janine_lima19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá meninas eu queria tirar uma dúvida eu fiz o beta-hcg e deu positivo mas eu fiz outro e deu negativo disse falou sensibilidade 2,0 mUI/mL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...